SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - EDIÇÕES

*I Semana da Consciência Negra: Multiculturalismo, Justiça e Inclusão Social (2009)


No dia 19 de novembro de 2009, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal da Grande Dourados, realizou em Dourados/MS, a I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. No evento foi realizado palestra sobre "Multiculturalismo, Justiça e Inclusão Social", ministrada pela professora doutora Gislene Aparecida dos Santos (USP).

*II Semana da Consciência Negra: Literatura Africana e Alteridade (2010) 


Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010 o NEAB realizou, na cidade de Dourados/MS, a II Semana da Consciência Negra. O curso teve como objetivo iniciar professores, alunos e membros da comunidade externa no estudo da Literatura Africana dos países de Língua  Portuguesa. O intuito dessa introdução  foi de levar  o conhecimento  dessa  literatura  para  criação  de  estratégias pedagógicas que possibilitem a implementação da Lei 11.645/05 que dispõem sobre o estudo da história Africana, Afro-brasileira e  Indígena no ensino médio. A  literatura é um  instrumento privilegiado para o conhecimento da História Africana e das  relações entre Brasil e África.
_____________________

 *III Semana da Consciência Negra - Ética, Estética e Preconceito Racial: Homenagem à Abdias do Nascimento(2011)



 A  III Semana da Consciência Negra - Ética, Estética e Preconceito Racial: Homenagem à Abdias do Nascimento tem como objetivo contribuir na formação de  professores, alunos e membros da comunidade externa, no que diz respeito a temática racial.  Esse encontro visa dar continuidade ao projeto do NEAB de contribuir na formação de uma sociedade mais justa e fraterna, livre dos preconceitos, uma forma geral e, mais especificamente, do racial.  A formulação pedagógica do encontro está embasada na busca de implementação da Lei 10.639/2003 que dispõem sobre o estudo da história Africana e Afrobrasileira.
_______________________

* IV Semana da Consciência Negra – Uma história de memórias, esquecimentos e desconhecimentos (2012)


Realizaremos nos próximos dias 30 e 31 de Outubro a “IV Semana da Consciência Negra: Uma História de Memórias, Esquecimentos e Desconhecimentos”, mais uma atividade do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFGD. Este ano estaremos em parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), que apresentará o “Seminário Multiculturalismo e Fronteiras: Diálogos em Educação”. A especificidade desse ano fica a cargo da busca de focarmos de que forma produtores de conhecimento africanos e afrodescendentes são lembrados, esquecidos ou desconhecidos como sujeitos de nossa história. Nossa expectativa é que educadores de todos os segmentos possam participar desse encontro e com destaque para nossos(as) professores(as) de ensino fundamental e médio, para além de nossos representantes universitários - docentes e discentes. Trabalhos no campo das Ciências Humanas e Sociais serão muito bem-vindos para um diálogo fecundo que contribua para a visibilidade de tais atores. O evento será enriquecido ainda com uma Exposição Cultural que reunirá fotos - produzidas no Senegal/África -, panos e máscaras intitulada “Áfricas, um olhar brasileiro sobre o Senegal”.

_____________________

* V SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (2014)

A V SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA foi realizada conjuntamente com o I SEMINÁRIO REGIONAL DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO-RACIAL: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL. O evento foi um momento fundamental para refletir sobre a formação inicial e continuada, no sentido de contribuir na formação de educadores para atuarem com os diferentes grupos culturais. Os debates e reflexões desenvolvidos possibilitaram aos educadores e acadêmicos da graduação e pós-graduação identificarem a importância desses estudos para o Estado do Mato Grosso do Sul, um espaço de fronteira, composto por diferentes grupos culturais na sociedade e na escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário