SEMINÁRIO REGIONAL - DIÁLOGOS INTERCULTURAIS - EDIÇÕES



* I SEMINÁRIO REGIONAL DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO-RACIAL: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL (2014)

 

O evento será um momento fundamental para refletir sobre a formação inicial e continuada, no sentido de contribuir na formação de educadores para atuarem com os diferentes grupos culturais. Os debates e reflexões que serão desenvolvidos possibilitarão aos educadores e acadêmicos da graduação e pós-graduação identificarem a importância desses estudos para o Estado do Mato Grosso do Sul, um espaço de fronteira, composto por diferentes grupos culturais na sociedade e na escola. Desse modo contribuirá para a formação de educadores que compreendam a necessidade dos diálogos interculturais, a superação de currículos monoculturais visando uma pedagogia crítica e decolonial que repudia o colonialismo e a colonialidade e se contrapõe a hegemonia monocultural e monorracial, que busca dar visibilidade à luta dos que foram silenciados e subalternizados. Os objetivos consistem em:- Promover a reflexão e o diálogo entre pesquisadores, acadêmicos e representantes de movimentos sociais do Estado de Mato Grosso do Sul sobre inteculturalidade, currículo e educação de fronteira étnico-racial; - Fomentar o fortalecimento de grupos de pesquisas e a formação de redes de pesquisa regionais, que tenham como foco a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva intercultural; - Destacar os estudos e pesquisas das instituições de educação superior do Estado de Mato Grosso do Sul no cenário nacional que visam à formação de educadores engajados nos processos de educação de fronteira étnico-racial; - Socializar pesquisas acadêmicas articuladas com a interculturalidade, formação de educadores e decolonialidade; -- Divulgar experiências de formação de educadores que se pautam na interculturalidade; -- Estimular a articulação entre conhecimentos acadêmicos e as outras formas de conhecimento tendo em vista a formação de educadores numa perspectiva inter/multicultural; -- Refletir sobre importância da formação de educadores numa perspectiva intercultural para os movimentos indígenas, negros, quilombolas; - Incentivar a articulação entre conhecimentos acadêmicos e as outras formas de conhecimento tendo em vista a formação de educadores numa perspectiva intercultural e crítica.

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II SEMINÁRIO REGIONAL DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO-RACIAL: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL (2015)

 


O II SEMINÁRIO REGIONAL: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO - RACIAL: POR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, CRÍTICA E DECOLONIAL oportunizou debates sobre educação e interculturalidade, tema que chama a atenção de diversos estudiosos que apontam a origem dessas reflexões nos conflitos das relações étnicas e culturais permeadas pelas relações de poder; nas lutas sociais no plano econômico-político, como os movimentos operários e sindicais; nos movimentos relacionados ao direito do consumidor; na luta pela terra, somada aos movimentos que se articulam no sentido de conquistar o reconhecimento de suas identidades.

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