* I SEMINÁRIO REGIONAL DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO-RACIAL: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL (2014)
O evento será um momento fundamental para refletir sobre a formação
inicial e continuada, no sentido de contribuir na formação de educadores
para atuarem com os diferentes grupos culturais. Os debates e reflexões
que serão desenvolvidos possibilitarão aos educadores e acadêmicos da
graduação e pós-graduação identificarem a importância desses estudos
para o Estado do Mato Grosso do Sul, um espaço de fronteira, composto
por diferentes grupos culturais na sociedade e na escola. Desse modo
contribuirá para a formação de educadores que compreendam a necessidade
dos diálogos interculturais, a superação de currículos monoculturais
visando uma pedagogia crítica e decolonial que repudia o colonialismo e a
colonialidade e se contrapõe a hegemonia monocultural e monorracial,
que busca dar visibilidade à luta dos que foram silenciados e
subalternizados. Os objetivos consistem em:- Promover a reflexão e o
diálogo entre pesquisadores, acadêmicos e representantes de movimentos
sociais do Estado de Mato Grosso do Sul sobre inteculturalidade,
currículo e educação de fronteira étnico-racial; - Fomentar o
fortalecimento de grupos de pesquisas e a formação de redes de pesquisa
regionais, que tenham como foco a formação inicial e continuada de
educadores na perspectiva intercultural; - Destacar os estudos e
pesquisas das instituições de educação superior do Estado de Mato Grosso
do Sul no cenário nacional que visam à formação de educadores engajados
nos processos de educação de fronteira étnico-racial; - Socializar
pesquisas acadêmicas articuladas com a interculturalidade, formação de
educadores e decolonialidade; -- Divulgar experiências de formação de
educadores que se pautam na interculturalidade; -- Estimular a
articulação entre conhecimentos acadêmicos e as outras formas de
conhecimento tendo em vista a formação de educadores numa perspectiva
inter/multicultural; -- Refletir sobre importância da formação de
educadores numa perspectiva intercultural para os movimentos indígenas,
negros, quilombolas; - Incentivar a articulação entre conhecimentos
acadêmicos e as outras formas de conhecimento tendo em vista a formação
de educadores numa perspectiva intercultural e crítica.
FOTOS DO EVENTO
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II SEMINÁRIO REGIONAL DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO-RACIAL: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL (2015)
O II SEMINÁRIO REGIONAL: DIÁLOGOS
INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA ÉTNICO - RACIAL: POR UMA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, CRÍTICA E DECOLONIAL oportunizou debates sobre educação
e interculturalidade, tema que chama a atenção de diversos estudiosos que
apontam a origem dessas reflexões nos conflitos das relações étnicas e
culturais permeadas pelas relações de poder; nas lutas sociais no plano
econômico-político, como os movimentos operários e sindicais; nos movimentos
relacionados ao direito do consumidor; na luta pela terra, somada aos
movimentos que se articulam no sentido de conquistar o reconhecimento de suas
identidades.
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