SEMINÁRIO RACISMO E ANTIRRACISMO - EDIÇÕES

*I Seminário Racismo e Anti-Racismo: Dos mecanismos juridicos às ações afirmativas (2008) 

 O objetivo do seminário, promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados,  realizado em maio de 2008, foi de levar para dentro da universidade o debate sobre a igualdade racial para suscitar o debate sobre cotas.  Pensando a longo prazo o ideal é o investimento no ensino público para garantir oferta de vagas a todos, mas em curto prazo as cotas são importantes para promover a igualdade de oportunidades.
A programação do evento apresentou três temas para a comunidade: 1) Racismo e Anti-Racismo: dos mecanismos jurídicos às ações afirmativas; 2) Experiências de combate à discriminação no ensino público e; 3) Dilemas e perspectivas sobre ações afirmativas na Universidade. 

____________________________________

 *II Seminário Racismo e Anti-Racismo: Ações Afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidade (2009) 



A segunda edição do Seminário (2009) deu continuidade às discussões iniciadas em 2008 sobre mecanismos eficazes para inclusão da população afro-descendente e indígena na universidade. O evento teve como tema “Ações afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidadee pretende inserir também a discussão de gênero com a reflexão sobre a implementação da Lei Maria da Penha e suas consequências para visibilidade e combate as violências que tenham como base o gênero e a sexualidade. Um dos objetivos do Seminário foi promover o debate entre estudantes, professores e membros da comunidade sobre os mecanismos efetivos para inclusão das populações historicamente discriminadas; fazendo uma reflexão sobre os mecanismos de desigualdade que perpetuam essa situação; e também dando visibilidade ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) da UFGD.
Alguns dos assuntos discutidos neste segundo seminário foram: 1) Questão Racial e Ações Afirmativas: Políticas de Cotas; 2) Reconhecimento e Diversidade: territórios étnicos e; 3) Gênero e Violência Doméstica: A lei Maria da Penha.
_________________________________________

 *III Seminário Racismo e Antirracismo : Educação para diversidade (2010) 

 

 O III Seminário (2010), realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD),  teve como objetivo discutir melhor a história e a realidade da população negra no Brasil, já que se faz necessário romper com muitos preconceitos e enganos que são disseminados de diferentes formas, inclusive no ensino das escolas.A programação do evento contou com minicursos e palestras sobre Literatura Africana de países de Língua Portuguesa; Diversidade Cultural e Educação Indígena; Relações Étnicorraciais e Educação na UFGD.
________________________

 *IV Seminário Racismo e Antirracismo: Educação para a Diversidade (2011)

 

 A quarta edição do Seminário Racismo e Antirracismo: educação para a diversidade foi realizada nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2011 e contou com grande presença dos professores da rede pública de Dourados e ainda com muitos acadêmicos das faculdades, o evento busca dialogar com os educadores de Dourados e região sobre o papel importante das escolas para acabar com os preconceitos raciais. Esse público assistiu a palestras sobre Racismo Ambiental, Como trabalhar com "Raça" e "Racismo" em sala de aula e Estética e Racismo. O Seminário ainda ofereceu um minicurso sobre Arte Africana e outro sobre o Desafio profissional: compreender o outro para ensinar. Com um público de mais de 200 professores e acadêmicos, o evento tem se consolidado como espaço de reflexão e tende a contribuir muito para uma mudança na educação infantil, básica e de Ensino Médio no que se refere à inclusão de conteúdos e pedagogias que valorizem os povos negros e indígenas.
_______________

 *V Seminário Racismo e Antirracismo: Cultura afrodescendente e diáspora (2012)

O V Seminário Racismo e Antirracismo: cultura afrodescendente e diáspora constitui-se num evento que tem como objetivo debater questões relacionadas as desigualdades étnicorraciais e os mecanismos de combate as mesmas. Visa criar um ambiente de debate acadêmico sobre esse importante tema. Em 2007 o evento discutiu os mecanismos jurídicos e as ações afirmativas. No ano de 2008, seu tema principal foi ações afirmativas para o reconhecimento e respeito da diversidade. Na edição de 2010 há uma preocupação com a efetiva implementação da Lei 10.639/03 e 11645/08 que dispõem sobre o Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e História Indígena. Tais Leis são importantíssimas na construção de uma educação antirracista e democrática. Nos anos de posteriores os eventos desenvolveram temáticas voltadas a educação e diversidade. Neste evento pretende-se discutir o papel da cultura afrodescendente na constituição da cultura brasileira e suas várias manifestações, principalmente, aquelas que contribuem para visibilidade do papel da história da população negra na construção da nossa identidade nacional.

 FOTOS DO EVENTO
_______________________________

* VI Seminário Racismo e Antirracismo – Acesso e Permanência na Educação Superior: avanços e desafios para a implementação de políticas afirmativas e de diversidade étnico-racial no Brasil (2014)

O Evento intitulado VI SEMINÁRIO RACISMO E ANTIRRACISMO propõe nesta edição o tema: Acesso e Permanência na Educação Superior: avanços e desafios para a implementação de políticas afirmativas e de diversidade étnico- racial no Brasil. Registra a continuidade das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros que desde a sua criação em 2007 tem realizado seminários e fóruns de discussão entre os professores das redes de ensino de Dourados e região, professores, acadêmicos da UFGD, das demais instâncias de ensino e IES em busca da formação de uma sociedade que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial brasileira. Busca contribuir com a UFGD com o fortalecimento do tripé de sustentação da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Considerando o êxito dos eventos anteriores realizados desde 2007, a ação proposta torna-se de extrema relevância, tanto acadêmica como social, fazendo jus ao público a que se destina. Registra-se que o prosseguimento do Evento é uma oportunidade para debater impasses, desconstruções e perspectivas, aspectos que certamente fortalecerão cada vez mais a necessária interação entre pesquisadores, docentes e discentes da educação escolar (básica e superior). Os saberes implícitos e explícitos ao tema têm muito a colaborar para a ampliação e aprofundamento de fundamentos teóricos, práticos e políticos afins. Espera-se, nesta 7ª Edição propor debates sobre temáticas que envolvam as ações afirmativas, as cotas raciais, os programas de permanência da UFGD, a identidade negra, o racismo e a discriminação racial no Brasil .
_____________________________________

*VII SEMINÁRIO RACISMO E ANTIRRACISMO: Da (In) Visibilidade à luta pelo Reconhecimento (2015)























Em 2007, em sua primeira edição, o evento discutiu os mecanismos jurídicos e as ações afirmativas. No ano de 2008, seu tema principal foi ações afirmativas para o reconhecimento e respeito da diversidade. Nas edições de 2009 e 2010 há uma preocupação com a efetiva implementação da Lei 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre o Ensino da História da Africa e da Cultura Afro-brasileira e História Indígena. Em 2012, o Seminário discutiu a cultura afrodescendente e diáspora. Em 2014 foi realizado a sexta edição que debateu acesso e permanência na educação superior. Em suma todos os eventos tiveram a preocupação com a discussão do acesso de negros e indígenas na universidade e da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tornaram obrigatório o Ensino de História da África, da Cultura Afrobrasileira e História Indígena. O VII Seminário Racismo e Antirracismo pretende debater a presença histórica de negros e indígenas no Mato Grosso do Sul. Neste evento será ressaltado o papel do negro e do indígena na constituição do Mato Grosso do Sul. Será realizado também um panorama das ações afirmativas na UFGD como também uma análise da estética Negra nos meios de comunicação de Massa. O Evento se articula as edições anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário